quarta-feira, 31 de julho de 2013

Comemorando o dia do Meio Ambiente

Contação de História indígena com a Sônia Pinheiro

Txopai e Itohã, mito de origem da tribo Pataxó

Participaram dessa atividade, as fases 4, 5 e 6 (manhã e tarde)






segunda-feira, 22 de julho de 2013

Flores para a mamãe

Por um Dia das Mães sem plásticos... 

Professora: Marcela
Fase 6A

   É comum durante as comemorações do dia das mães nas escolas, a produção de lembrancinhas confeccionadas com os mais diversos materiais, entre eles EVA. Este ano como estamos muito envolvidos com o nosso projeto de jardinagem, durante uma conversa com as crianças sobre o presente ideal, chegamos a conclusão coletiva de que deveríamos presentear as mamães com uma flor, mas uma flor de verdade. Como não teríamos tempo para plantar as nossas própias flores, resolvi dar um jeitinho, consegui mudinhas de "Erica" para presentear as nossas mamães.
   As crianças confeccionaram um lindo cartão para a mamãe e ajudaram amarrar os vasinhos de retalhos de tecido junto com uma mensagem e as instruções sobre como plantar e cuidar da mudinha. Foi lindo ver a reação de algumas mães ao receber o vasinho das mãos dos filhos!






Chapeuzinho Vermelho

Contação de história e confecção de um livrinho

Professora: Mariana
Fase 6


    Através de uma roda de conversa com as crianças, eles elegeram uma história que mais os agradava - Chapeuzinho Vermelho. Logo, resolvemos confeccionar um simples livro com a participação dos educandos. Eles levaram para casa e recontaram a história para a família.







A Linda Rosa Juvenil

Dramatização e brincadeira com a cantiga: A Linda Rosa Juvenil


Com o objetivo de desenvolver a expressão oral, corporal e musical e relacionar a letra da música com o conto de fadas: A bela Adormecida, as crianças da fase 6B da professora Cristina, brincaram de roda usando as fantasias e dramatizaram a a cantiga: A linda Rosa Juvenil. As crianças também dramatizaram a história da Bela Adormecida.

O link abaixo poderá indicar como brincar com essa cantiga.
http://youtu.be/4PjKgRVPGLI



domingo, 21 de julho de 2013

A importância da estimulação do tato em bebês

Projeto Tato

   A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas, estudos demonstram que até os três anos de idade há uma intensa interação e ligação entre a estimulação precoce através dos órgãos do sentido e a genética para a maturação cerebral. Isso implica no oferecimento de diversos estímulos desde o nascimento, sendo assim este trabalho destinou-se a observar o interesse e participação de bebês de 1 a 2 anos em atividades que estimulam o tato.
   Com o objetivo de explorar os diferentes tipos de texturas para a diversão e desenvolvimento do sistema nervoso central e evolver os pais ressaltando a importância do desenvolvimento que ocorre nesta fase e a importância da estimulação por parte deles, participaram dessas atividades as crianças e os pais da Fase 2 do período da manhã das professoras Tamis e Adriana.
   Este projeto ainda encontra-se em andamento. Durante as atividades as crianças exploraram vários tipos materiais, com diferentes texturas, entre eles, massinha, gelatina, palha e areia. Para promover a estimulação do tato, não são necessárias somente atividades dirigidas, sabemos que as atividades da rotina também contribuem para o desenvolvimento do nosso projeto...









                         



Floquinhos Quentes

Trabalhando valores...

Amor, carinho, respeito, cooperação e solidariedade!

  Através da contação da história dos Floquinhos Quentes, trabalhamos com as crianças alguns valores, como respeito, cooperação e solidariedade. Participaram dessa atividade as turmas das Fases 6A e B das professoras Marcela e Cristina.
   Após a contação da história, levamos as crianças ao refeitório e preparamos com elas algumas receitas de bolachinhas de côco (Floquinhos quentes). As crianças participaram de todo o processo, ajudaram a contar o quanto era necessário colocar de cada ingrediente de acordo com a receita, a misturar os ingredientes até que a massa estivesse no ponto para fazer as bolinhas, por fim ajudaram a fazer as bolinhas e colocamos no forno... foi uma atividade muito rica, as crianças vivenciaram momentos muito legais. Melhor que preparar os floquinhos quentes foi degustá-los depois do almoço, ficou muito bom! Huuuum! As crianças adoraram!
   No dia seguinte, trabalhamos atividades de português e matemática utilizando o texto da receita dos floquinhos, e todos levaram a receita para que pudessem fazer e degustar as bolachinhas em casa com a mamãe.

                                         

Arborização e Jardinagem na Escola

Transformando o espaço escolar e refletindo sobre o meio em que vivemos...

Professora: Marcela
Fase 6A - manhã

   Com o objetivo de envolver as crianças em uma reflexão sobre o meio em que vivemos e estimular o comprometimento delas com a natureza e com o nosso planeta, trabalhamos no CEMEI José de Campos Pereira o projeto Arborização e Jardinagem na Escola, tendo como base a educação ambiental crítica comprometida com a transformação da realidade do indivíduo e da sociedade. Além dos momentos de reflexão este trabalho também promoverá a transformação do espaço escolar em um ambiente mais agradável, verde e bonito. Este projeto teve início em março de 2013 e estamos trabalhando de forma integrada aos demais conteúdos. 
   Em roda de conversa com as crianças, trabalhamos as questões relacionadas a identidade, a família, o local onde moram e a nossa escola, fazendo sempre a leitura de mundo com as crianças e levando-os a refletir sobre essas questões. Em uma dessas oportunidades, conversamos sobre a nossa escola, como ela é e como as crianças gostariam que fosse, e o que poderíamos fazer para deixá-la mais bonita e mais legal... para minha surpresa e alegria, o André (5 anos) disse que na nossa escola não tinha plantinhas e nem árvores, e que seria muito bom se tivéssemos uma árvore pois poderíamos fazer um balanço para brincar, igual ao que ele tem em casa. Nesse mesmo dia conversamos um pouco mais a respeito das plantas, mostrei a eles 7 sementes de diferentes árvores que eu havia coletado nos lugares por onde passo todos os dias, então plantamos as 7 sementes (Flamboyant, Ipê e Tipuana). Em outras aulas trabalhamos a importância das plantas, suas partes, e seu desenvolvimento. Este projeto será trabalhado durante todo o ano, estamos cuidando das mudas que nasceram, acompanhando e observando o desenvolvimento delas e regando todos os dias. Alguns pais trouxeram mudas de flores e de árvores para contribuir com o nosso projeto. :-)




sábado, 20 de julho de 2013

Início das atividades em nossa escola

   No dia 18 de fevereiro, iniciamos as atividades em nossa escola, o Cemei José de Campos Pereira, que atende hoje, crianças desde a fase 2 (1 ano e 8 meses) até a fase 6 (5 anos e 8 meses) dos bairros Cidade Aracy I, Cidade Aracy II, Antenor Garcia e Jardim Zavaglia.
   O início das aulas em nossa escola foi motivo de grande alegria para toda a nossa equipe que trabalhou muito para deixar a escola pronta para receber as nossas crianças.


Histórico de Vida

José de Campos Pereira

   Nascido em 05 de Fevereiro de 1913, filho de Raul da Sierra Pereira e Lucy de Campos Pereira, natural de São Carlos. Foram seus avós paternos José da Sierra Pereira e Izabel Franco Pereira e pelo lado materno Antonio Augusto de Campos Pereira e Anna de Campos.
Após o falecimento de seu pai, foi nomeado diretor do posto zootécnico no período de 31 de março de 1933 a 29 de setembro de 1933. A seguir foi transferido para o cargo de apontador geral; em 05 de julho de 1935, foi exonerado desta função para ocupar o cargo de professor da escola noturna municipal Grêmio Flor de Maio.
   Em 1º de julho de 1953, passa a exercer o cargo de diretor do Grupo Escolar da Secção de Instrução Primária Educação e Cultura “ Perpétua Genofre”, pelo Decreto 1.897, de 14 de maio de 1954, e promovido ao cargo de chefe de secção de Instrução Primária Educação e Cultura (SIPEC) até se aposentar em 2 de maio de 1960.
   Em 15 de maio de 1936, paralelamente passou a exercer as funções de escriturário na Cia. Paulista de Estradas de Ferro, onde trabalhou por vários anos até o seu afastamento para exercer as funções de secretário e tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Paulista. Em seguida assumiu a Presidência do Sindicato, permanecendo por 10 anos até sua aposentadoria.
   Apesar de ter dois empregos, nunca deixou de lado sua vida familiar. Casado com Deolinda Rodrigues Pereira por 57 anos, deste casamento teve dois filhos, Raul Samuel e José Eduardo.
   Teve uma vida religiosa muito ativa como católico praticante, pois em sua mocidade foi Presidente da Congregação Mariana da Igreja de São Sebastião; já adulto e até o fim da vida integrou a sociedade São Vicente de Paula, onde se sentia bem entre os humildes assistidos pela benemérita associação.

Fonte: http://www.nbsnet.com.br/pdoc/documentos/20/68/2013/04/0668ADA425939EC6D71C56BDF029C6CD.pdf