sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dia dos Pais

Recorte e colagem

Fase 4 manhã - Professora Suelen

Recortamos figuras de homens retratando os pais e colamos, resultado final: Um lindo mural, um verdadeiro trabalho em equipe.






Trabalhando as diferenças

As Borboletas

Fase 6G tarde - Professora Léia

      Em roda de conversa, lemos o poema e discutimos a beleza das diferenças e quão sem graça seria o mundo se fôssemos todos iguais. Depois, fizemos as borboletas, utilizando rolinhos de papel higiênico, falamos sobre a importância de se reutilizar materiais. Fizemos a exposição do nosso trabalho, fora da sala de aula, as crianças amaram o resultado.

As Borboletas - Vinícius de Moraes

Brancas
Azuis
Amarelas
E Pretas
Brincam na luz
As belas borboletas

Borboletas brancas
são alegres e francas

Borboletas azuis
gostam muito de luz

As amarelinhas
são tão bonitinhas!

E as pretas então...
Oh!! Que escuridão...


Comemorando o dia do Meio Ambiente

Trabalhando as questões de preservação do meio ambiente...

Fase 6G tarde - Professora Léia

     Através de roda de conversa, discutimos diversas questões como poluição dos rios, queimadas, lixo, animais em extinção, morte dos animais devido a poluição entre outros. Para finalizar elaboramos duas maquetes: Meio Ambiente Preservado e Meio Ambiente Degradado, também elaboramos painéis que mostram as diferenças do Rio Limpo e do Rio Sujo, para exposição também fizemos dois mosaicos utilizando bolinhas de papel crepom coloridos: "Seja Inteligente: Preserve o Meio Ambiente!" e o outro: "Seja Camarada, diga não ás Queimadas!"

Arborização e Jardinagem na Escola

E nosso projeto de jardinagem continua...

Trabalhando a percepção ambiental e o reaproveitamento de resíduos.

A construção do jardim interno da escola, tornou o ambiente escolar mais agradável e empolgante. Para essa transformação contamos com o apoio dos pais, professores e funcionários, cada um contribuiu com um pouquinho ou um poucão. Infelizmente as crianças participaram pouco dessa atividade, mas foi muito legal ver a reação delas quando foram ao refeitório e viram o jardim pronto! :)











Brincadeiras livres

Hora de brincar livremente...

Com blocos de montar, eles se divertem e desenvolvem a coordenação motora, criatividade e o trabalho em grupo.




Com os brinquedos, soltam a imaginação, socializam, interagem e desenvolvem a criatividade brincando de faz de conta.













Páscoa

Confecção de fantoches e orelhinhas...

Fase 4 manhã - Professora Suelen

Na época da páscoa confeccionamos as orelhinhas e também o fantoche do coelho, as crianças se divertiram muito fazendo o trabalhinho e ficaram muito felizes quando se viram no espelho transformados em coelhinho. Contei a eles que o coelho traria os ovos de páscoa, quando chegaram na sala e vieram os em suas cadeiras ficaram muito felizes, contei a eles que o coelho entrou pela janela e deixou um ovinho na cadeirinha de cada um deles! :)





Hora do Conto

Brincando de contar histórias...

Fase 4 manhã - Professora Suelen

Leitura  visual  através das figuras dos livros infantis e interação com os coleguinhas... as crianças sentaram na cadeira da professora e contaram história para os amiguinhos.








Passeata - Semana do Bebê

   A Semana do Bebê tem como objetivo levar informações à sociedade sobre as fases do desenvolvimento infantil e assim, sensibilizar a sociedade para essa fase de formação pessoal da criança.


Dia do Trabalho

O que eu vou ser quando crescer?

Fase 6G tarde - Professora Léia

   Após uma roda de conversa sobre a importância de cada profissão no nosso dia-á-dia, as crianças puderam "fantasiar-se de diversos profissionais"... se divertiram muito e amaram a experiência...


Dia do Livro Infantil

Incentivo a leitura

Fase 6G tarde - Professora Léia

     Além da visita á biblioteca da EMEB Arthur Natalino Deriggi para a hora do conto, tivemos na sala de aula o contato com os bonecos de contos (de porcelana) onde os alunos puderam relembrar quais personagens eram e como eram os contos dos quais faziam parte, além de terem a liberdade de se deliciarem com o baú da leitura, recheado de muitas histórias, lindas e divertidas... as crianças amaram...


Teatro no SESC

   Todas as crianças das Fases 6 foram ao SESC e assistiram uma peça de teatro com bonecos e fantoches inspirada na história: O Beija-flor e a Floresta. Além das crianças terem gostado muito dessa atividade, foi importante pois contribuiu com o nosso trabalho sobre Queimadas na escola.




São Carlos Contra o Fogo 2013

Trabalhando a questão das queimadas na escola...

    Em São Carlos, os meses de abril a agosto costumam ser muito secos, favorecendo a prática de queimadas e agravando o problema da poluição do ar. Em geral, as pessoas utilizam o fogo para limpar terrenos ou queimar lixo. Existe ainda a queima por vandalismo ou por falta de conhecimento dos danos causados pela fumaça ao meio ambiente e à saúde das pessoas. As queimadas e os incêndios urbanos diminuem a qualidade do ar favorecendo o aparecimento de doenças, sendo que crianças e idosos com problemas respiratórios são os que mais sofrem com a incidência das queimadas. 
    Dentre as medidas de prevenção de queimadas urbanas, identificamos a Educação Ambiental crítica que busca promover ambientes educativos de mobilização dos processos de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais como uma ferramenta muito importante para minimizar futuramente esse problema e seus efeitos.

    A partir deste contexto várias atividades foram realizadas na nossa escola entre elas, palestras para os professores, teatro, dinâmicas/brincadeiras, entrevistas com os pais, contação de histórias...

Palestra



Dinâmica: Incêndio na Floresta - Fase 6A - Professora Marcela






domingo, 4 de agosto de 2013

Festa Junina

O Arraiá do José de Campos Pereira teve bão dimais sô!






Passeio no Museu da TAM

Educação Patrimonial

    Todos os alunos da Fase 6 tiveram a oportunidade de visitar o Museu da TAM, foi um momento muito legal em que as crianças se divertiram muito e aprenderam um pouquinho sobre a história da aviação.