segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Horta Pedagógica

Dia de colheita na nossa horta...

Fase 6 A - manhã - Professora Marcela

    Vivemos momentos de muita emoção hoje, logo pela manhã avisei as crianças que iríamos colher os rabanetes que plantamos, cuidamos e vimos crescer. A euforia foi geral, as crianças ficaram muito empolgadas. Logo após o café da manhã, pedi uma bacia à tia Helena (merendeira), fomos até a sala para as instruções e em seguida até a horta.
   Quando chegamos na horta pedi que olhassem como os rabanetes estavam crescidos e até já saindo da terra, eles ficaram encantados quando constataram com os próprios olhos a informação que eu havia acabado de dar. 
    Iniciamos a colheita, cada criança colheu um rabanete, a cada um que saia da terra eles comemoravam, então contamos quantos conseguimos colher. Em seguida e muito felizes com a bacia cheia de rabanetes, fomos até a cozinha levar aquelas lindezas para as merendeiras para que preparassem uma deliciosa salada para o almoço.
   Reservei um dos rabanetes para os trabalhos em sala. Quando voltamos à sala de aula, fizemos uma roda de conversa, e relembramos todo o processo até chegar na colheita, todo o cuidado e carinho que tivemos com as nossas plantinhas. Conversamos sobre várias coisas como por exemplo: o que a plantinha precisou para crescer e se tornar um alimento, qual era a cor do rabanete, as partes dele, o formato, o cheiro, que gosto ele tem, quem já havia comido, quem iria experimentar, até que a Jaqueline me perguntou: "Tia, como escreve rabanete?" Então pedi que escrevessem do jeito que imaginavam que fosse, algumas crianças conseguiram, foi muito legal! Depois foram surgindo outras palavrinhas. Fizeram desenhos lindos!
    Enfim chegou a hora do almoço, oba, vamos comer os rabanetes que colhemos! Todos experimentaram e pediram bis! :-)




























sábado, 9 de novembro de 2013

Horta Pedagógica

Nossa horta está cada dia mais linda...

     Semeamos nosso terceiro canteiro no dia 31/10, participaram da atividade as turmas das professoras Cristina e Andreia. 
     As crianças gostam muito das atividades na horta, e de fato é muito gostoso ver as sementinhas que colocamos com carinho na terra germinando e crescendo.














         


Projeto Animais

Trabalhando o tema "Animais - Conservação da Fauna Silvestre"

Fases 6 - manhã e tarde

     Com o objetivo de complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula pelos professores, a bióloga Camila Martins esteve em nossa escola no dia 05/11 trabalhando com as turmas da fase 6 o tema "Animais - Conservação da Fauna Silvestre", explorou os conceitos "animais domésticos e silvestres" de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras. 
     Para enriquecer ainda mais o nosso trabalho, no dia 08/11 levamos as turmas ao parque ecológico para que conferissem de perto algumas questões relacionadas aos animais silvestres e o trabalho de conservação que o Parque Ecológico São Carlos realiza. Nesse passeio contamos com o apoio do estagiário da Sala Verde de São Carlos, Danilo Periotto. 
     Obrigada a todos que colaboraram para a realização desse trabalho, em especial a nossa diretora que se empenhou para conseguir o transporte, a Camila pelo lindo trabalho que desenvolve e ao Danilo, por ter nos ajudado no parque com a monitoria das turmas, valeu mesmo pessoal, as crianças gostaram muito!

* Infelizmente não conseguimos envolver todas as turmas nessa atividade devido a disponibilidade da Camila e as dificuldades em conseguir transporte. Pretendemos no ano que vem estruturar melhor o projeto para que todas as turmas possam participar. :-) 















quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Jardinagem na Escola

Mais um espaço da nossa escola transformado...

    Realizamos no dia 30/10 uma atividade muito legal na nossa escola, implantamos um jardim externo reutilizando pneus velhos que foram lindamente pintados pela professora Cristina. Conseguimos concretizar essa atividade graças a doação de mudas feita pela Marlei, merendeira da nossa escola. 
   Participaram dessa atividade as crianças da Fase 6 B da professora Cristina, e 4 A da professora Suelen. Contamos ainda com o apoio da Alice, nossa controladora de acesso. 

    A janela da tia Suelen nunca mais será a mesma! Obrigada a todos que colaboraram!