quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Pipoca - O Espantalho da Nossa Horta

Nossa horta está linda, mas ainda falta alguma coisa...

Participaram desta atividade, a fase 6 B da professora Cristina, algumas crianças das fases 6 do período da tarde, e a fase 3 das professoras Nathália e Jussara.

     Um dia fomos à horta e observando as plantas e os animaizinhos que ali estavam, conversamos sobre como a horta está linda, em meio a conversa, uma das crianças disse que estava faltando uma coisa, então perguntei o que ela achava que faltava, e ela disse: Um espantalho, tia! - A partir desse momento começamos a pensar e a conversar sobre a construção de um espantalho; Como ele nos ajudaria/qual sua função na horta, como ele seria/qual roupa usaria, qual seria o nome dele? 
     Vamos construir um espantalho? 
     Desafio laçando, e a turma da Professora Cristina abraçou a ideia e começaram a construção. Alguns dias depois, quando o espantalho já estava pronto, as crianças da professora Cristina foram até a minha sala para me entregar, disseram que eu já poderia colocá-lo na horta.
     Para que algumas turmas da tarde pudessem participar e com a ajuda do Danilo, estagiário da Sala Verde, plantamos o espantalho em uma tarde de sexta. As crianças ficaram muito empolgadas quando o viram, e logo deram um nome pra ele: Pipoca. Conversamos rapidamente com algumas crianças que estavam no parque sobre o espantalho e suas funções e em seguida fomos até a horta para o tão esperando momento, a turma da Professora Nathália participou do plantio do espantalho, as crianças ficaram encantadas com o Pipoca. Foi muito legal! Pena que essa atividade aconteceu nas últimas semanas de aula e não conseguimos trabalhar o tema em sala de aula. Esperamos que o Pipoca volte no próximo ano! :-)












terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Arborização e Jardinagem na Escola

Mais uma árvore para a nossa escola

Fase 2 - Professoras Gláucia e Ângela

        A tia Gláucia ganhou um ingazeiro, vamos plantá-lo na nossa escola? A turminha da fase 2 que já havia adotado uma arvorezinha para regar, participou também dessa atividade de plantio. O tio Danilo fez o bercinho para a nossa nova filhinha, e as crianças ajudaram com o plantio, eles adoraram sujar as mãozinhas de terra, agora terão mais uma arvorezinha para regar. Lindos! :)









segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Boneca Abayomi

Comemorando o dia da Consciência Negra

Aprendemos muito com a professora Natália da EMEB Janete Lia que esteve em nossa escola fazendo a oficina da boneca Abayomi! Obrigada Natália, adoramos a oficina!

Um pouquinho do significado do nome e da história da boneca...

   A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma a ser uma boneca negra, significando aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente. Não se deve confundir com Abaiomi, também iorubá, de significado diverso.
   O nome é comum na África, principalmente na África do sul, embora também seja encontrado com frequência até o norte da África, e mais raramente, no Brasil.
No Brasil, além de nome próprio, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens, de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.
   A história das Bonecas Abayomi, começou com Lena Martins, artesã de São Luiz do Maranhão, educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização. Logo, outras mulheres, de várias gerações, vindas de vários movimentos sociais e culturais, aprenderam com ela, juntaram-se e fundaram no Rio de Janeiro a Cooperativa Abayomi, em dezembro de 1988, dando continuidade ao trabalho desde então.
  A cooperativa estimula as relações de cooperação e generosidade, o fortalecimento da auto-estima e reconhecimento da identidade afro-brasileira de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gênero, integrando a memória cultural brasileira.











Jardinagem na escola

Nosso jardim de pneus ganhou novos vasos...

Fases 6 - Professoras Marcela e Cristina
Fases 4 - Professoras Suelen e Deidiane

   Nossa jardim externo está lindo, além dos novos vasos feitos de pneus super charmosos em forma de caracóis e cestas, as plantas estão cada dia mais lindas. As turminhas das fases 4 da professora Suelen e Deidiane estão responsáveis pela rega, e estão fazendo direitinho, as plantas estão cada dia mais lindas!














Uma lagarta em nossas vidas

Aprendendo sobre lagartas, borboletas e mariposas...

Fase 6 A - Professora Marcela

    Num domingo de manhã enquanto preparava a salada para o almoço encontrei uma lagarta no alface, então imediatamente pensei em levá-la para a sala de aula já que estávamos trabalhando o tema animais e na próxima semana trabalharia o tema insetos.
   Coloquei a lagarta em um recipiente bem amplo e com bastante alface para que ela se sentisse bem e pudesse se alimentar. Levei-a para a escola e quando as crianças chegaram na sala disse a eles que havia uma nova amiga, e que carinhosamente eu havia colocado o nome nela de Letícia. Eles ficaram muito curiosos e quando apresentei a Letícia a princípio acharam estranho, era um bichinho muito esquisito, mas logo o sentimento inicial deu lugar para muita curiosidade e um série de perguntas sobre ela. Fizemos uma roda de conversa e tentei responder a todas as perguntas 
   Alimentamentos a Letícia por uma semana, ela cresceu, mas como já sabíamos que aconteceria ela ficou esquisita, parou de comer, ficou bem quietinha e empupou. Infelizmente não vamos vê-la se tornando borboleta, pelas pesquisas que fizemos descobrimos que pode ser que isso demore para acontecer, enquanto isso a nossa Letícia continua em seu casulo descansando, snif! Mas o pouco tempo que cuidamos dela já foi suficiente para que todos a amassem. :-)