domingo, 8 de junho de 2014

Possibilidades e desafios na prática educativa para as Relações étnico-raciais na infância

Educação para as Relações Étnico-raciais


Fase 5 C - Professora Marcela - Manhã

Através do projeto “Possibilidades e desafios na prática educativa para as Relações étnico-raciais na infância”, proposto pela Professora e aluna do curso de Pedagogia da UFSCar, Natália Cristina Cabrera de Araújo Viziolli, foram desenvolvidas diversas atividades com esse tema: 

1- A dinâmica do auto-retrato, em que o objetivo geral foi despertar nas crianças o reconhecimento e a valorização da sua cor de pele. 

2- Contação de história: Princesa Arabela mimada que só ela, em que o objetivo geral foi perceber a concepção das crianças sobre beleza, reconhecimento e aceitação de sua cor. Mostramos fotos de princesas africanas e brancas durante a história e perguntamos às crianças se elas eram diferentes e por quê, perguntamos ainda quem se achava parecido com a princesa negra ou com a princesa branca. Esse diálogo foi bastante interessante e revelador.

3- Contação de história e construção do "Mural da Diversidade": Menina bonita do laço de fita, em que o objetivo foi levar a criança a conhecer a história de sua família, incluindo a origem étnica e racial. Após a contação de história, realizamos uma roda de conversa com as crianças e mostramos a eles o questionário que levariam para casa, onde junto com os familiares tinham que responder qual era a etnia da família e fazer um desenho dos integrantes da família pintando cada um com a cor que realmente é, depois trazer novamente para a escola para que montássemos o "Mural da Diversidade". O nosso mural ficou muito bonito!

4- Boneca Abayomi
Através da história criada e contada pela professora Natália, essa atividade teve o objetivo de despertar nos alunos a valorização e o respeito pela cultura africana, através do resgate da origem do povo brasileiro, que foi obscurecida no limiar da história da humanidade, com a valorização da cultura eurocêntrica e desvalorização das demais.  Mostrando que o Brasil é formado pela mistura de diferentes experiências da humanidade. No final dessa atividade pintamos com as crianças um longo tecido que foi usado posteriormente como roupinhas na oficina das bonecas Abayomis. 

5- Livro - A Boneca Abayomi
A proposta final foi confeccionar um livro com a história da Boneca Abayomi com a participação das crianças, para que esse material pudesse ficar na escola e ser utilizado por outros professores. O resultado ficou incrível, o livro ficou lindo! Foi muito legal ver as crianças recontando a história!


  
















Nenhum comentário:

Postar um comentário