terça-feira, 10 de junho de 2014

Confecção e Decoração de Regadores

Trabalhando a questão dos resíduos


Fase 5C - Professora Marcela - Manhã

   Realizamos hoje em nossa escola uma atividade muito legal, a confecção de regadores para regar as nossas árvores, jardins e horta. A partir da necessidade de regar nossas plantas trabalhei com as crianças dentro do projeto "Arborização e Jardinagem na Escola" o tema resíduos, mais especificamente a reutilização, o último dos 3 Rs. Conversamos um pouquinho também sobre os outros dois Rs, sobre as maneiras de reduzir e reciclar o lixo que produzimos. 
   Após a roda de conversa, mostrei a eles várias garrafas vazias de amaciante e disse que como não tínhamos um regador de verdade pra cada um deles, poderíamos reutilizar aquelas garrafas e transformá-las em regadores. Mostrei a eles que já havia furado a tampa de cada uma delas, e que agora ao colocar água ficava igual um chuveirinho, então fizemos pinturas lindas com guache para cobrir o rótulo. Agora só falta impermeabilizar as pinturas com verniz para que não se percam com a água. 
   Nossos regadores ficaram lindos e irão durar muito tempo!












domingo, 8 de junho de 2014

Revitalizando a nossa Horta

Horta Pedagógica

No início do mês de maio retomamos os trabalhos na nossa Horta Pedagógica, porém por conta do trabalho de recuperação do solo não ser muito fácil ainda não conseguimos realizar nenhum plantio.

No final do ano passado a nossa estava verdinha, verdinha, mas após as férias escolares as coisas mudaram um pouco. Além do mato que tomou conta da nossa horta, ainda temos aquele probleminha com o solo, é arenoso, com pouca matéria orgânica e muitas pedras provenientes da construção da escola. Então, buscamos algumas alternativas para sanar nossa dificuldade em obter terra e adubo vegetal para a formação dos canteiros. 

1- Iniciamos com uma boa capina e retirada das madeiras que havíamos colocado para proteger os canteiros no ano passado e que já estavam bastante deterioradas;

2- Rastelamos e retiramos as pedras maiores, arrancamos algumas plantas que já estavam velhinhas, velhinhas e colocamos na composteira;

3- Recolhemos e guardamos os restos proveniente da poda da grama de toda a escola e deixamos secar;

4- Abrimos grandes buracos no local dos canteiros e enterramos a grama já seca junto com um pouco de adubo orgânico que retiramos da composteira proveniente do trabalho realizado com as crianças no ano passado;

5- Vamos aguardar um tempo para revirar toda a terra juntamente com a matéria orgânica que enterremos e em seguida formar os novos canteiros.

Ufa, o trabalho tem sido intenso, e só é possível através da ajuda dos nossos colaboradores voluntários. 

Dezembro de 2013

Processo de Revitalização - Maio/2014

Processo de Revitalização - Maio/2014

Processo de Revitalização - Maio/2014



Oficina da Boneca Abayomi

Educação para as Relações Étnico-raciais


Fase 5 C - Professora Marcela - Manhã

Realizamos a Oficina da Boneca Abayomi em duas oportunidade, na primeira Ação Comunitária realizada no dia 22/05 em nossa escola, e  na última quinta-feira 05/06, com os pais da fase 5 C, como a última atividade do projeto "Possibilidades e desafios na prática educativa para as Relações étnico-raciais na infância". Além ter sido também uma das atividades da nossa Semana do Meio Ambiente, pois além de trabalharmos as questões referentes ao respeito ao nosso semelhante, trabalhamos também o reaproveitamento de restos de tecidos.


Essa atividade teve como objetivo principal despertar nos alunos e familiares, a valorização e o respeito pela cultura africana, através do resgate da origem do povo brasileiro, que foi obscurecida no limiar da história da humanidade, com a valorização da cultura eurocêntrica e desvalorização das demais. Mostrando que o Brasil é formado pela mistura de diferentes experiências da humanidade.

Foi um momento muito importante em que as famílias tiveram a oportunidade de participação dessa atividade na escola junto com as crianças, essa interação é sempre muito rica e traz muito benefícios para todos que participam.











A Boneca Abayomi - O livro

Educação para a Relações Étnico-raciais


A confecção do livro a Boneca Abayomi, uma das últimas atividades do projeto “Possibilidades e desafios na prática educativa para as Relações étnico-raciais na infância” teve um resultado muito bom. Foi muito legal ver as crianças recontando a história, muito satisfeitas por terem participado da confecção do livro.

*Este livro foi produzido com o objetivo de subsidiar o trabalho de todos os professores da escola, está disponível para que todos possam usar.

Vale muito a pena clicar e conferir as imagens do livro com a narração do Pietro de 5 anos Livro - A Boneca Abayomi











Possibilidades e desafios na prática educativa para as Relações étnico-raciais na infância

Educação para as Relações Étnico-raciais


Fase 5 C - Professora Marcela - Manhã

Através do projeto “Possibilidades e desafios na prática educativa para as Relações étnico-raciais na infância”, proposto pela Professora e aluna do curso de Pedagogia da UFSCar, Natália Cristina Cabrera de Araújo Viziolli, foram desenvolvidas diversas atividades com esse tema: 

1- A dinâmica do auto-retrato, em que o objetivo geral foi despertar nas crianças o reconhecimento e a valorização da sua cor de pele. 

2- Contação de história: Princesa Arabela mimada que só ela, em que o objetivo geral foi perceber a concepção das crianças sobre beleza, reconhecimento e aceitação de sua cor. Mostramos fotos de princesas africanas e brancas durante a história e perguntamos às crianças se elas eram diferentes e por quê, perguntamos ainda quem se achava parecido com a princesa negra ou com a princesa branca. Esse diálogo foi bastante interessante e revelador.

3- Contação de história e construção do "Mural da Diversidade": Menina bonita do laço de fita, em que o objetivo foi levar a criança a conhecer a história de sua família, incluindo a origem étnica e racial. Após a contação de história, realizamos uma roda de conversa com as crianças e mostramos a eles o questionário que levariam para casa, onde junto com os familiares tinham que responder qual era a etnia da família e fazer um desenho dos integrantes da família pintando cada um com a cor que realmente é, depois trazer novamente para a escola para que montássemos o "Mural da Diversidade". O nosso mural ficou muito bonito!

4- Boneca Abayomi
Através da história criada e contada pela professora Natália, essa atividade teve o objetivo de despertar nos alunos a valorização e o respeito pela cultura africana, através do resgate da origem do povo brasileiro, que foi obscurecida no limiar da história da humanidade, com a valorização da cultura eurocêntrica e desvalorização das demais.  Mostrando que o Brasil é formado pela mistura de diferentes experiências da humanidade. No final dessa atividade pintamos com as crianças um longo tecido que foi usado posteriormente como roupinhas na oficina das bonecas Abayomis. 

5- Livro - A Boneca Abayomi
A proposta final foi confeccionar um livro com a história da Boneca Abayomi com a participação das crianças, para que esse material pudesse ficar na escola e ser utilizado por outros professores. O resultado ficou incrível, o livro ficou lindo! Foi muito legal ver as crianças recontando a história!