segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Horta Pedagógica

Aprendendo a importância de cultivar e comer alimentos saborosos e saudáveis...

Fase 6A - manhã - Professora Marcela

       Com o objetivo de integrar o tema “Alimentação Saudável” aos demais conteúdos, iniciamos hoje os trabalhos na nossa Horta Pedagógica. Além de transformar alguns espaços da escola que antes eram áridos em espaços verdes e produtivos, a horta nos possibilitará trabalhar diversos conteúdos importantes e significativos nas diversas áreas do conhecimento.
      As crianças vivenciarão na prática os ciclos de vida dos vegetais e de pequenos animais, bem como o cuidado que devemos ter com os seres vivos, à importância do consumo de alimentos saudáveis, e à importância do ambiente na manutenção e na qualidade de vida.
      Para que esse projeto se concretizasse contamos com o apoio dos pais que nos ajudaram a preparar os canteiros, da Alice Duarte (controladora de acesso) que está sempre pronta para nos ajudar no que for preciso, a professora de Apoio Pedagógico Eliane Vizoto que sempre me ajuda durante as atividades com a turma, e principalmente a nossa diretora Maria Faria, que sempre deu todo suporte para que o projeto saísse do papel e se tornasse realidade.
       Na última sexta-feira, 27/09/2013, fizemos um mutirão para melhorar o espeço da horta que estava cheio de mato e entulhos, também melhoramos os canteiros e os deixamos prontos para plantar, "todo mundo" colocou a "mão na massa" até a nossa diretora (hehehe). Hoje 30/09 realizamos o plantio de mudas de cebolinha, batata doce e hortelã, sementes de salsinha, cenoura, beterraba e rabanete, as crianças gostaram muito da atividade.









sábado, 28 de setembro de 2013

É primavera...

Novos vasinhos para o nosso jardim

Fase 6A - manhã - Professora Marcela

      Depois de muito conversar sobre a primavera, a importância das plantas, e também sobre a importância de reaproveitar algumas coisas que jogaríamos no lixo, como as garrafas que usamos para confeccionar os nossos novos vasinhos de vaquinha, fomos hoje até o quintalzinho para plantar novas flores para o nosso jardim. De repente apareceu uma lesminha em uma das mudas, expliquei às crianças que até mesmo aquele bichinho esquisito era muito importante e tinha o "seu papel" (algumas funções a cumprir) na natureza, por isso tínhamos que respeitá-lo e deixá-lo viver, as crianças estavam muito atentas e queriam ver de perto aquele bichinho esquisito, já pensavam numa maneira de tirá-lo de lá sem machucá-lo quando de repente a tia Marcela encostou a mão no tal bichinho e deu um grito, todos olharam de forma esquisita e confusos perguntaram: Tia, se ele é bonzinho e precisa viver porque você está com medo? Foi difícil explicar (hehehe). Mesmo com a minha reação cada vez que aparecia outra lesminha em outra muda as crianças só faltavam pegar com a mão. Depois quando brincaram de massinha muitos outros caramujos e lesmas coloridos apareceram na sala. E o nosso jardim ficou ainda mais lindo!






Primavera

Seja bem vinda, Primavera!

Fase 4 - manhã - Professora Suelen

Chegou a primavera, a estação mais linda do ano, e para comemorar todas as crianças da nossa turminha participaram da confecção de um lindo mural.





Atividades físicas na escola

"Dia de ginástica é todo dia"

Período da tarde - Professor Pedro

Participaram desta atividade, todas as turmas do período da tarde. Aproveitando para desenvolver atividades físicas na escola com as crianças.





Confecção de Mascotes

Trabalhando o esquema corporal

Fase 6 - tarde - Professora Cassiana

Nesta atividade confeccionamos os "Mascotes" da sala (Bruna e Neymar - nomes escolhidos pelas crianças), após estudo das partes do corpo (cabeça, tronco e membros).





Folclore

Apresentações Folclóricas

Período da tarde - Professores: Glaucia, Angela, Cassiana, Pedro e Leia

Em comemoração ao dia do folclore algumas turmas do período da tarde apresentaram músicas, brinquedos e brincadeiras folclóricas.







segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Arborização e Jardinagem na Escola

Comemoração especial no Dia da Árvore...

Fases 6 A - manhã - Professora Marcela com a participação das fases 6 B e C e Fase 5 A

       Dando seqüência ao nosso projeto de Arborização e para comemorar o Dia da Árvore, plantamos hoje (23/09) na escola, oito árvores, cinco delas são as sementinhas que a minha turminha plantou no início do ano. Neste dia contamos com a ajuda do Tio Alexandre, sem ele essa parte do projeto não seria possível, ele nos ajudou a abrir os bercinhos, a colocar as estacas, medir o espaço entre as árvores e transportar e plantar as mudas. 
       Logo pela manhã fiz uma roda de conversa com a minha turma, expliquei a eles que dia 21 de setembro foi o Dia da Árvore, então relembramos tudo que fizemos até aqui no nosso projeto de arborização, a preparação dos bercinhos com adubo orgânico e terra (comidinha para as plantas), o plantio das sementes (bebezinhos), os cuidados com as mudinhas (bebezinhos que acordaram), o problema com as formigas que quiseram cortar as folhas de algumas das nossas mudas para levar para a rainha (hehehe), até chegarmos na importância das árvores para a vida de todos. Em seguida fomos até o gramado para plantar as nossas árvores, foi maravilhoso, as crianças amaram! Todos participaram e quiseram por a mão na terra, regar a muda então?! Nossa, precisei pedir calma e avisar que as plantinhas ainda não "sabem nadar"!!! As turmas das Professoras Andreia, Cristina e Patrícia também participaram, antes do plantio conversamos sobre a importância das árvores especialmente para nossa escola que ainda não tinha nenhuma e pedi que me ajudassem a cuidar delas com carinho. Depois voltamos para a sala e fizeram lindos desenhos.




















Papa Pilhas

Trabalhando a questão dos resíduos...

Fase 4 - manhã - Professora Suelen

       Contei as crianças a historinha do Papa pilhas , que ele é um amigo que precisa ser alimentado e gosta muito de comer pilhas velhas, dessa forma ele consegue ajudar o meio ambiente, é só colocar as pilhas velhas em sua barriguinha e depois a tia Marcela buscará o Papa pilhas e o levará para uma fábrica onde as pilhas que ele comeu se transformarão em tintas. Eles amaram o Papa pilhas e já trouxeram pilhas de casa para depositarmos no nosso novo amiguinho. Muito 10 esse projeto parabéns professora Marcela! :)






Folclore

Lenda da Iara

Fase 6G - Manhã - Professora Léia

   No mês de agosto, trabalhamos vários temas do folclore brasileiro. Além de cantigas, parlendas, trava-línguas, brincadeiras antigas, trabalhamos também várias lendas, dentre elas a lenda da Sereia Iara. Aproveitando o tema para ensinar de maneira lúdica, me vesti de Iara com a ajuda da professora Elisângela, ao retornarem do café se depararam com a sereia dentro da sala, foi mágico!!! Relembramos a lenda, e aproveitei para explorar diversos assuntos com as crianças: poluição dos rios, preservação do meio ambiente e até mesmo a escrita espontânea, estimulando-os a escrever o nome da sereia. Foi uma experiência incrível, as crianças se encantaram com a "sereia" e nós nos divertimos muito. =)


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A importância do brincar

Brincar na Educação Infantil

Data: 06/09/2013

Fase 3A - Manhã - Professora Ana Paula F. Sabino

Brincar é algo que se ensina?

CYRCE ANDRADE - Sim, é uma aprendizagem social. Quando um bebê bate uma mão na outra, trata-se de um gesto casual. Mas, se alguém repetir o movimento, dá intencionalidade lúdica e aí, sim, ele se transforma em brincadeira. É necessário estabelecer uma relação com o outro. Mas não é só o adulto que ensina. Crianças convivem entre si e trocam experiências a respeito.

LINO DE MACEDO - Brincar é mais que aprender, é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade. Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Não importa que não saibam disso. Ao fazer essas atividades, elas vivem experiências fundamentais. Daí porque se interessam em repeti-las e representá-las até criarem ou aceitarem regras que possibilitem compartilhar com colegas e brincar e jogar em espaços e tempos combinados. Por que jogar e brincar pede a repetição? Esses desafios encantam pelo prazer funcional de sua realização. Mesmo que se cansem, as crianças querem (esperam) continuar jogando e brincando. Há um afeto perceptivo, ou seja, algo que agrada ao corpo e ao pensamento. Até o medo e a dor ficam suportáveis, interessantes, porque fazem sentido. Por isso, trata-se de uma experiência que pede repetição por tudo aquilo que representa ou mobiliza. Graças a isso, aprendemos a identificar informações ou qualidades nas coisas ou em nós mesmos - para reconhecer coisas agradáveis e desagradáveis e, assim, variar as experiências e combiná-las das mais variadas formas.





domingo, 8 de setembro de 2013

Alfabetizando através de histórias

Fase 6A - Manhã - Professora Marcela

     O processo de alfabetização precisa ser algo prazeroso para que a criança construa seu conhecimento, dentro desta perspectiva, as histórias são ótimas ferramentas para a alfabetização. 
     Iniciamos este projeto no segundo semestre com a História da Abelhinha (um método misto de alfabetização), a história possui sete capítulos e cada personagem faz o som de uma letra do alfabeto. Toda semana novos personagens são apresentados, as crianças escolhem o personagem que querem ser e dramatizam cada capítulo, eles amam! Algumas crianças que apresentavam dificuldades têm "despertado para as letras" com essa divertida história.